domingo, 9 de dezembro de 2012


  Relatório do projeto – Proinfo – 100hs

 

Tema: Reciclar e Brincar é só Começar

 

O trabalho com projeto consiste em uma ferramenta importante para desenvolver a aprendizagem de nossos alunos, uma vez que através deste podemos trabalhar temas necessários a realidade e ao contexto pedagógico dos alunos e da escola de forma interdisciplinar e dinâmica.

  Dessa forma o projeto por nos desenvolvido: Reciclar e brincar são só começar surgiu da necessidade de despertar nas crianças do CMEI Maria do socorro Bôas o interesse de cuidar do meio ambiente da escola, de suas casas, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental futura para que estes possam ajudar a cuidar do planeta onde vivem.

O tema “Reciclar e brincar é só começar” foi escolhido por que através da reciclagem podemos diminuir a quantidade de lixo do planeta e transformar aquilo que seria jogado fora em arte, brinquedos e umas infinidades de coisas que podem servir como lazer e fonte até mesmo de renda.

  O projeto teve inicio com a exposição de um vídeo aos alunos que falava sobre o meio ambiente e reciclagem, depois os alunos demonstram através de desenhos o que aprenderam como vídeo.

   Nas aulas seguintes foram desenvolvidas atividades relacionadas ao tema estudado, como identificar as cores usadas para separar os diferentes tipos de lixo para reciclagem.

                                    As atividades foram desenvolvidas de maneira lúdica, através de conversa informal, atividades práticas, música e filmes adequados á idade das crianças. Durante a realização das mesmas, foi observado as hipóteses levantadas pelos alunos, bem como as dúvidas para as intervenções necessárias.

 

                                          A culminância deste projeto consistiu em um momento de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e professores de forma interdisciplinar.

        Foi utilizado também músicas sobre os temas, histórias, confecção de brinquedos de materiais recicláveis como: caixas se ovos,CDS velhos ,garrafas peti  e outros.

     As crianças além de criarem seus próprios brinquedos, se divertiram muito nessa atividade brincando com os brinquedos. Houve também palestras para os professores e pais, sobre economia de energia e exposição dos trabalhos e brinquedos construídos pelos alunos. 

 

A avaliação foi realizada através da observação, participação, envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados despertaram a curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e criativa de todos os participantes do processo.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário